ATIVIDADE AVALIADA DE PORTUGUÊS
Escola Municipal “Engº Oscar Weinschenck”
Nome ______________________________
Professora____________________________
Turma _______ Data ___________
Valor 6,0 pontos Nota ___________
Ninho de Cuco
O cuco é o mais mafioso dos pássaros. Não gosta muito de trabalhar e adora ocupar o ninho dos outros.
Foi assim que, um dia, um pardal muito bondoso, emprestou o seu ninho para o cuco e pediu que, em troca, ele ficasse por algumas horas tomando conta da ninhada toda.
Saiu. Quando voltou, encontrou o cuco numa zorra danada, bagunçando seus ovinhos:
- Quer dizer que eu lhe empresto o ninho e você faz essa bagunça?
Ao que o cuco respondeu:
- Eu estou retribuindo a sua hospitalidade. Nós, cucos, somos assim mesmo: só posso ser como sou.
O pardal, cheio de raiva, deu uma bicada no cuco, que, ofendido, disse:
- Mas o que é isso, amigo?
E o pardal respondeu:
- Essa bicada é tudo o que eu lhe posso dar, no momento. Sinto muito, mas nós, pardais, somos organizados, e você e seu ovinho vão ter que cair fora do meu ninho.
E o cuco, bagunceiro, foi baixar noutro terreiro: mais precisamente no buraco vazio de um relógio, onde, desde então, dá duro para sobreviver trabalhando em
O cuco é o mais mafioso dos pássaros. Não gosta muito de trabalhar e adora ocupar o ninho dos outros.
Foi assim que, um dia, um pardal muito bondoso, emprestou o seu ninho para o cuco e pediu que, em troca, ele ficasse por algumas horas tomando conta da ninhada toda.
Saiu. Quando voltou, encontrou o cuco numa zorra danada, bagunçando seus ovinhos:
- Quer dizer que eu lhe empresto o ninho e você faz essa bagunça?
Ao que o cuco respondeu:
- Eu estou retribuindo a sua hospitalidade. Nós, cucos, somos assim mesmo: só posso ser como sou.
O pardal, cheio de raiva, deu uma bicada no cuco, que, ofendido, disse:
- Mas o que é isso, amigo?
E o pardal respondeu:
- Essa bicada é tudo o que eu lhe posso dar, no momento. Sinto muito, mas nós, pardais, somos organizados, e você e seu ovinho vão ter que cair fora do meu ninho.
E o cuco, bagunceiro, foi baixar noutro terreiro: mais precisamente no buraco vazio de um relógio, onde, desde então, dá duro para sobreviver trabalhando em
turnos de meia hora.Cuco-cuco-cuco!
(FRATE, Diléia. Histórias para acordar. Companhia das Letrinhas)
___________________________________________
1. "Mas o que é isso, amigo?"
Na frase acima, a palavra grifada se refere ao:
(A) cuco.
(B) pardal.
(C) relógio.
(D) ovinho.
(FRATE, Diléia. Histórias para acordar. Companhia das Letrinhas)
___________________________________________
1. "Mas o que é isso, amigo?"
Na frase acima, a palavra grifada se refere ao:
(A) cuco.
(B) pardal.
(C) relógio.
(D) ovinho.
_________________________________________
2. Na frase "... encontrou o cuco numa zorra danada", a expressão grifada significa que o cuco estava:
(A) fazendo pouco barulho.
(B) dormindo profundamente.
(C) chocando os ovinhos.
(D) desorganizando o ninho.
2. Na frase "... encontrou o cuco numa zorra danada", a expressão grifada significa que o cuco estava:
(A) fazendo pouco barulho.
(B) dormindo profundamente.
(C) chocando os ovinhos.
(D) desorganizando o ninho.
___________________________________________
3. O título do texto é Ninho de Cuco porque:
3. O título do texto é Ninho de Cuco porque:
(A) o cuco se aproveita do ninho dos outros pássaros.
(B) o cuco constrói seu próprio ninho.
(C) o pardal dá seu ninho para o cuco.
(D) dentro de um relógio há um ninho de cuco.
__________________________________________
4. O pardal brigou com o cuco porque o cuco:
(A) não gosta de trabalhar.
(B) abandonou o ninho do pardal e foi para o relógio.
(C) bicou o pardal.
(D) bagunçou o ninho do pardal.
4. O pardal brigou com o cuco porque o cuco:
(A) não gosta de trabalhar.
(B) abandonou o ninho do pardal e foi para o relógio.
(C) bicou o pardal.
(D) bagunçou o ninho do pardal.
5. O que aconteceu ao cuco depois que foi expulso do ninho do pardal?
(A) Foi parar no terreiro.
(B) Foi para o seu ninho.
(C) Foi morar no relógio.
(D) Foi cantar no terreiro.
__________________________________________
6. Na frase "E o cuco, bagunceiro, foi baixar noutro terreiro: mais precisamente no buraco vazio de um relógio...", qual a função dos dois pontos?
(A) Finalizar uma frase.
(B) Introduzir uma explicação.
(C) Interromper a frase.
(D) Destacar uma expressão.
7. Complete as frases abaixo escrevendo os verbos nos tempos pedidos:
A. Alguns alunos ________________ a esse filme e não
( assistir, no passado) gostaram.
____________________________________________
B. Maria e João _________________ no torneio da
( jogar, no futuro) escola.
___________________________________________
C. Os meninos ______________ cedo para entregar
( levantar, no passado)
o jornal.
____________________________________________
D. Nossa! Vocês _______________ todos os bombons!
(comer, no passado)
_____________________________ATIVIDADE AVALIADA DE PORTUGUÊS E LITERATURA
Escola Municipal “Engº Oscar Weinschenck”
Nome_____________________________________________
Professora _________________________________________
Turma ______________________ Data _________________
Valor 4,5 PONTOS Nota _______________
_____________________________________________________
Atividades do livro: O DIA EM QUE A CIDADE SE DESARMOU
1. Como era a cidade citada no livro?
( ) Grande ( ) Movimentada ( ) Pequena
_____________________________________________________
2.
João era um menino que morava nessa cidade. Um dia João saiu para passear como sempre fazia. |
O que ele viu nas ruas da cidade?
Marque apenas a alternativa INCORRETA:
( ) Casais felizes sentados nos bancos dos jardins da cidade.
( ) Verdadeiras batalhas se travavam pelas ruas.
( ) Meninos inventando de vida e morte.
( ) Tanques de guerra defendendo e atacando.
_____________________________________________________
3. Como as guerras chegavam nas bancas de jornais?
( ) Através de jornais.
( ) Através cartazes.
( ) Através das revistas em quadrinho.
_____________________________________________________
4. Como a violência entrava pela casa de João e de seus amigos?
( ) Na voz de seus heróis preferidos.
( ) Através do rádio e televisão.
( ) Através das revistas em quadrinho.
5.
João continuou vagando pelas ruas sem saber o que fazer. |
Como ele se sentia?
( ) Alegre ( ) Triste e confuso ( ) Despreocupado.
_____________________________________________________
6.
João teve uma idéia: reunir todos os amiguinhos em busca de uma solução para o problema. |
A que conclusão chegaram?
( ) Iriam desarmar a cidade.
( ) Fariam uma campanha pela paz na cidade.
( ) Procurariam o prefeito para juntos procurarem uma solução para o problema.
_____________________________________________________
7.
Filó, o cãozinho da vizinha, levou sua pistola para trocar com um brinquedo. |
Qual foi o brinquedo da troca?
( ) Um carrinho. ( ) Um jogo quebra-cabeça
( ) Uma colorida bola.
_____________________________________________________
8. Depois do dia em que trocaram as armas por brinquedos, como ficou a cidade?
( ) Não teve tanques nas ruas, nem arma, nem guerrilha.
( ) As crianças passaram a brincar na praça da cidade.
( ) A cidade ficou mais triste sem o movimento dos tanques.
_____________________________________________________
9.
Tudo mudou e João voltou a cantar. Ele espalhou um recado pela cidade. |
Qual o recado que João espalhou pela cidade?
( ) Nossa cidade está ótima.
( ) Nossa cidade está ótima.
( ) Precisamos ajudar essa “essa gente grande” a compreender melhor o seu recado.
( ) Ainda podemos ter paz em nossa cidade