A Paca Bete
A paca Bete achou uma caixa de papelão, debaixo da parreira.
Pegou a caixa e levou para perto da bicharada, na floresta.
O sapo Papudo puxou a tampa e deu um pulo, para trás.
Dentro havia borboletas multicores que voaram para o ar.
A paca Bete ficou desapontada, porque pensou que tinha achado um tesouro.
Graça Batituci
1-No texto que você acabou de ler, qual é o nome:
-da paca:
-do sapo:
2-Represente através de desenho o que havia dentro da caixa.
3-O que fez o sapo Papudo?
4-Quem levou a caixa perto da bicharada:
( ) sapo Papudo. ( ) paca Bete.
5-A caixa foi levada para a bicharada;
( ) no lago. ( ) na floresta. ( ) no campo.
6-Procure no dicionário o significado de ;
-Parreira: - multicor:
7- Desapontada é o mesmo que:
8- Autora do texto é:
9-O texto que você leu é uma:
( ) história. ( ) piada. ( ) advinha. ( ) poesia.
A paca Bete achou uma caixa de papelão, debaixo da parreira.
Pegou a caixa e levou para perto da bicharada, na floresta.
O sapo Papudo puxou a tampa e deu um pulo, para trás.
Dentro havia borboletas multicores que voaram para o ar.
A paca Bete ficou desapontada, porque pensou que tinha achado um tesouro.
Graça Batituci
1-No texto que você acabou de ler, qual é o nome:
-da paca:
-do sapo:
2-Represente através de desenho o que havia dentro da caixa.
3-O que fez o sapo Papudo?
4-Quem levou a caixa perto da bicharada:
( ) sapo Papudo. ( ) paca Bete.
5-A caixa foi levada para a bicharada;
( ) no lago. ( ) na floresta. ( ) no campo.
6-Procure no dicionário o significado de ;
-Parreira: - multicor:
7- Desapontada é o mesmo que:
8- Autora do texto é:
9-O texto que você leu é uma:
( ) história. ( ) piada. ( ) advinha. ( ) poesia.
10- qual o motivo que a paca, ficou desapontada?
12-Reescreva a frase trocando a palavra grifada por outra de mesmo significado.
Dentro havia borboletas multicores que voaram para o ar.
13-A caixa de papelão estava debaixo:
( ) da mangueira ( ) da parreira. ( ) da jabuticabeira.
16- No texto aparecem as palavras caixa, debaixo , puxou, escritas com x, escreva você outras palavras que tenha x.
17- Por que as palavras Bete e Papudo estão escritas com letras maiúsculas?
Dez ajudantes
Certa vez, entrei na casinha de uma pobre mulher. Reparei que dentro do casebre estava tudo limpinho, bonito. As crianças estavam limpas, vestidas com asseio, o almoço pronto na mesa, e nem uma migalha à vista, tudo luzindo.
Perguntei-lhe:
_ Como é que a senhora consegue fazer tudo nesta casa?
_ E não haveria de conseguir? Pois se eu tenho dez ajudantes. Eles trabalham o dia inteiro, ajudam-se uns aos outros...
_ mas que ajudantes são esses?
_ Aqui estão eles!
Riu a boa mulher, e mostrou-me os dez dedos das suas mãos.
Antologia para 1ª série( tradução e adaptação
Tatiana Belinsky Gouveia).
1-Consulte o dicionário e crie um vocabulário.
Reparei:
Casebre:
Asseio:
Migalha:
Luzindo:
Certa vez, entrei na casinha de uma pobre mulher. Reparei que dentro do casebre estava tudo limpinho, bonito. As crianças estavam limpas, vestidas com asseio, o almoço pronto na mesa, e nem uma migalha à vista, tudo luzindo.
Perguntei-lhe:
_ Como é que a senhora consegue fazer tudo nesta casa?
_ E não haveria de conseguir? Pois se eu tenho dez ajudantes. Eles trabalham o dia inteiro, ajudam-se uns aos outros...
_ mas que ajudantes são esses?
_ Aqui estão eles!
Riu a boa mulher, e mostrou-me os dez dedos das suas mãos.
Antologia para 1ª série( tradução e adaptação
Tatiana Belinsky Gouveia).
1-Consulte o dicionário e crie um vocabulário.
Reparei:
Casebre:
Asseio:
Migalha:
Luzindo:
Ajudante:
2-Substitua as palavras grifadas por outras de mesmo sentido.
a- Reparei que estava tudo limpo.
b- Havia muito asseio no casebre.
c- Tudo estava luzindo.
d- Os dez ajudantes da mulher eram seus dedos.
3-A casa era :
( ) grande. ( ) enorme. ( ) minúscula.
4-Enumere a 1ª coluna de acordo com a 2ª.
( 1 ) As crianças estavam ( ) pronta na mesa.
( 2 ) o casebre estava ( ) brilhando.
( 3 ) O almoço estava ( ) limpinho.
( 4 ) Não se via ( ) limpas.
( 4 ) Tudo estava ( ) nem uma migalha.
NHOQUE
Piu é um pintinho que achou uma toca.
É a toca da minhoca dorminhoca.
Piu disse:
_Vou esperar para almoçar. Assim que ela sair...Nhoque!
Mas o que apareceu foi uma latinha que rolou, rolou e parou.
_ Oba! Minhoca enlatada!
Lá na toca a minhoca deu risada e viu o Piu distraído com a lata.
_ Até logo, Piu, até logo...
Denise Mendonça
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1) Que animais aparecem na história?
2) Por que a minhoca deu risada?
3) Como a minhoca escapou do pintinho?
4) Em que lugar você acha que a história aconteceu?
5) Você já viu minhoca enlatada?
6) Ilustre o texto e pinte bem bonito.
....................................................................
Piu é um pintinho que achou uma toca.
É a toca da minhoca dorminhoca.
Piu disse:
_Vou esperar para almoçar. Assim que ela sair...Nhoque!
Mas o que apareceu foi uma latinha que rolou, rolou e parou.
_ Oba! Minhoca enlatada!
Lá na toca a minhoca deu risada e viu o Piu distraído com a lata.
_ Até logo, Piu, até logo...
Denise Mendonça
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1) Que animais aparecem na história?
2) Por que a minhoca deu risada?
3) Como a minhoca escapou do pintinho?
4) Em que lugar você acha que a história aconteceu?
5) Você já viu minhoca enlatada?
6) Ilustre o texto e pinte bem bonito.
....................................................................
O PALHAÇO CAOLHO
O palhaço Coalho estava cansado de circo.
Ele parou de fazer palhaçadas e foi arrumar outros trabalho, numa fábrica.
Não gostou, porque tinha que carregar pilhas de telhas .
Ficou com bolhas nas mãos e dor nos joelhos.
Ouvindo os conselhos de sua mulher ,voltou a ser Coalho e a fazer par com Pimpolho , no circo do palhaço Zarolho.
Graça Batituci
1. Pinte no texto as palavras com NH.
2. Responda com palavras o texto:
a)Qual o nome da dupla de palhaço do texto?
b)O que Coalho carregava?
c)Quem aconselhou o palhaço a voltar para o circo?
3. Forme uma frase com cada grupo de palavras abaixo:
a)coelho – repolho
b)palhaço - repolho
..............................................................
O palhaço Coalho estava cansado de circo.
Ele parou de fazer palhaçadas e foi arrumar outros trabalho, numa fábrica.
Não gostou, porque tinha que carregar pilhas de telhas .
Ficou com bolhas nas mãos e dor nos joelhos.
Ouvindo os conselhos de sua mulher ,voltou a ser Coalho e a fazer par com Pimpolho , no circo do palhaço Zarolho.
Graça Batituci
1. Pinte no texto as palavras com NH.
2. Responda com palavras o texto:
a)Qual o nome da dupla de palhaço do texto?
b)O que Coalho carregava?
c)Quem aconselhou o palhaço a voltar para o circo?
3. Forme uma frase com cada grupo de palavras abaixo:
a)coelho – repolho
b)palhaço - repolho
..............................................................
O MENIMO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS
( Cineas Santos e Gabriel Archanjo )
Era , uma vez , um menino
que, ainda bem pequenino,
descobriu, todo contente,
que palavra é que nem gente:
umas são festa e alegria,
como palhaço folia;
outras são sempre tristeza,
como doença e pobreza.
Trecho o livro O menino que descobriu as palavras.
Editora Ática.
1) O que você acha das palavras? Por quê?
2) Você descobriu alguma palavra nova hoje? Qual foi?
3) Marque um x na frase que está e acordo com o texto:
( ) O menino descobriu que palavras é que nem gente.
( ) O menino ficou triste quando descobriu as palavras.
4) Complete com palavras do texto:
a). Doença e pobreza são sempre....................................
b).Palhaço e folia são.............................e.........................
5.Escreva:
a) uma palavra alegre:..................................
b) uma palavra triste
c) uma palavra gostosa:.................................
6.O texto que você leu é um trecho do livro ...................
7.Complete:
a) A palavra menino tem ...................letras.
b) As consoantes da palavra acima são:..........................
c) As vogais são:..............................................................
8.Meu nome tem ..................letras.
.......................são vogais.
........................são consoantes.
9.Procure no texto:
a) três palavras iniciadas por consoantes
b) três palavras iniciadas por vogais:
10.Escreva cada palavra no conjunto a que ela pertence:
Festa sol gente alegria pequenino contente palhaço mar
a) uma sílaba:...........................
b) Duas sílabas:........................
c) Três sílabas:..........................
d) Mais de três sílabas:................
11.Circule o sinônimo da palavra sublinhada:
a) O menino estava todo contente . ( alegre – esperta – contrariada)
b) O menino fez muita folia ( cambalhota – brincadeira – encrenca )
4. Invente uma frase com a palavra folia.
13. para escrever nomes próprios usamos letras maiúscula. Complete o quadro com dois nomes de:
( Cineas Santos e Gabriel Archanjo )
Era , uma vez , um menino
que, ainda bem pequenino,
descobriu, todo contente,
que palavra é que nem gente:
umas são festa e alegria,
como palhaço folia;
outras são sempre tristeza,
como doença e pobreza.
Trecho o livro O menino que descobriu as palavras.
Editora Ática.
1) O que você acha das palavras? Por quê?
2) Você descobriu alguma palavra nova hoje? Qual foi?
3) Marque um x na frase que está e acordo com o texto:
( ) O menino descobriu que palavras é que nem gente.
( ) O menino ficou triste quando descobriu as palavras.
4) Complete com palavras do texto:
a). Doença e pobreza são sempre....................................
b).Palhaço e folia são.............................e.........................
5.Escreva:
a) uma palavra alegre:..................................
b) uma palavra triste
c) uma palavra gostosa:.................................
6.O texto que você leu é um trecho do livro ...................
7.Complete:
a) A palavra menino tem ...................letras.
b) As consoantes da palavra acima são:..........................
c) As vogais são:..............................................................
8.Meu nome tem ..................letras.
.......................são vogais.
........................são consoantes.
9.Procure no texto:
a) três palavras iniciadas por consoantes
b) três palavras iniciadas por vogais:
10.Escreva cada palavra no conjunto a que ela pertence:
Festa sol gente alegria pequenino contente palhaço mar
a) uma sílaba:...........................
b) Duas sílabas:........................
c) Três sílabas:..........................
d) Mais de três sílabas:................
11.Circule o sinônimo da palavra sublinhada:
a) O menino estava todo contente . ( alegre – esperta – contrariada)
b) O menino fez muita folia ( cambalhota – brincadeira – encrenca )
4. Invente uma frase com a palavra folia.
13. para escrever nomes próprios usamos letras maiúscula. Complete o quadro com dois nomes de:
MENINOS MENINAS CIDADES
AZUL E VERMELHO
Nessa rosa que eu pisei
tinha uma borboleta azul.
Eu não vi o que fazia,
mas as duas eu matei.
Vou enterrar as duas.
A rosa
e a borboleta azul.
E elas vão me perdoar.
Qualquer dia,
quando eu passar por aqui,
haverá uma rosa
com pétalas azuis
e uma borboleta
vermelha
e perfumada.
Pedro Bandeira. Cavalgando o Arco-íris
São Paulo, Moderna, 1986.
1-Reescreva os quatro primeiros versos desse poema, mudando de eu para nós e o verbo ter para haver .
2-Observe a frase: “ E elas vão perdoar.”
- A quem está se referindo a palavra elas ?
3-Cite:
- O nome do autor do texto:
- O nome do livro onde foi publicado este texto:
- Nome da editora:
- Ano em que foi publicado:
4-Retire do texto:
- Uma palavra que dá idéia de lugar:
5-Escreva:
- A palavra qualquer no plural.
- A palavra azuis no singular.
6-Leia o texto e responda.
a)A borboleta era azul. E a rosa de que cor era?
Copie a parte do texto que conta de que cor era a rosa.
7-Você sabe qual cor resulta da mistura do azul com o vermelho? Faça a experiência.
AZUL E VERMELHO
Nessa rosa que eu pisei
tinha uma borboleta azul.
Eu não vi o que fazia,
mas as duas eu matei.
Vou enterrar as duas.
A rosa
e a borboleta azul.
E elas vão me perdoar.
Qualquer dia,
quando eu passar por aqui,
haverá uma rosa
com pétalas azuis
e uma borboleta
vermelha
e perfumada.
Pedro Bandeira. Cavalgando o Arco-íris
São Paulo, Moderna, 1986.
1-Reescreva os quatro primeiros versos desse poema, mudando de eu para nós e o verbo ter para haver .
2-Observe a frase: “ E elas vão perdoar.”
- A quem está se referindo a palavra elas ?
3-Cite:
- O nome do autor do texto:
- O nome do livro onde foi publicado este texto:
- Nome da editora:
- Ano em que foi publicado:
4-Retire do texto:
- Uma palavra que dá idéia de lugar:
5-Escreva:
- A palavra qualquer no plural.
- A palavra azuis no singular.
6-Leia o texto e responda.
a)A borboleta era azul. E a rosa de que cor era?
Copie a parte do texto que conta de que cor era a rosa.
7-Você sabe qual cor resulta da mistura do azul com o vermelho? Faça a experiência.
FABULAS
CORUJINHA
Corujinha, corujinha,
Que peninha de você!
Fica toda encolhidinha,
Sempre olhando não sei quê.
O seu canto de repente
Faz a gente estremecer.
Corujinha, corujinha,
Todo mundo que a vê
Diz assim à coitadinha:
Que feinha que é você!
Fonte: Escreva Corretamente,
de Gerusa Martins e Miriam Maranhão.
1-A poesia acima é de Vinícius de Morais. Copie as palavras diminutivas, separe as sílabas.
2-Escreva a forma normal das palavras que estão no diminutivo.
3-Circule na poesia, as rimas.
4-Que tipo de animal é a coruja?
( ) mamífero. ( ) ave. ( ) inseto.
5-Quais são os hábitos da coruja?
6- Você sabia que a coruja é considerada o símbolo da sabedoria?
Pesquise mais sobre o assunto.
TAMANDUÁ-BANDEIRA
O tamanduá-bandeira está em extinção porque pessoas maldosas o caçam, outras põem fogo nas matas e muitas estão destruindo o cerrado, seu principal habitat natural. Isso é muito triste, porque os tamanduás não se adaptam facilmente ao cativeiro. Eles chegam a comer até 30 mil insetos de sua preferência por dia.
As características dos tamanduás são interessantes. Eles não têm dentes. Como quadrúpedes, são até engraçados. Seu bico comprido faz com que eles pareçam com um aspirador. Sua língua longa é coberta com saliva pegajosa.
1-Explique :
a) O que é estar em extinção?
b) Habitat natural:
2-O que significa cativeiro?
3-Explique como você entende que os tamanduás não se adaptam facilmente ao cativeiro.
4-Cite as características do tamanduá-bandeira.
5-“Os tamanduás chegam a comer quantos insetos por dia?
( ) 30. ( )300. ( )3.000. ( ) 30.000. ( ) 300.000.
6-Você sabe o que é quadrúpede? Pesquise.
7-Você acha que o homem já foi um quadrúpede? Explique.
8-Por que os bebês humanos nascem sem dentes?
9- Você conhece outros animais que correm o risco de extinção? Comente com a professora e seus colegas.
10-Curiosidades sobre o tamanduá-bandeira:
Hábitos Gestação Tempo de vida Alimentação Defesa
Vive no chão, mas sobe em árvores e é capaz de nadar; dorme a maior parte do dia. 190 dias As fêmeas têm somente um filhote por ano, e geralmente na primavera. Vivem aproximadamente cerca de 25 anos. A língua pegajosa do tamanduá facilita seu trabalho na hora de comer. Por ser assim, os insetos grudam nela com facilidade. Tem fortes garras, se provocado, ele se defende, mas geralmente é um animal pacífico.
11-Como e de que os tamanduás se alimentam?
12-Escreva sobre os hábitos do tamanduá-bandeira.
13-O que a tabela acima diz sobre a defesa dos tamanduás?
14-Quantos meses o tamanduá tem de gestação?
Corujinha, corujinha,
Que peninha de você!
Fica toda encolhidinha,
Sempre olhando não sei quê.
O seu canto de repente
Faz a gente estremecer.
Corujinha, corujinha,
Todo mundo que a vê
Diz assim à coitadinha:
Que feinha que é você!
Fonte: Escreva Corretamente,
de Gerusa Martins e Miriam Maranhão.
1-A poesia acima é de Vinícius de Morais. Copie as palavras diminutivas, separe as sílabas.
2-Escreva a forma normal das palavras que estão no diminutivo.
3-Circule na poesia, as rimas.
4-Que tipo de animal é a coruja?
( ) mamífero. ( ) ave. ( ) inseto.
5-Quais são os hábitos da coruja?
6- Você sabia que a coruja é considerada o símbolo da sabedoria?
Pesquise mais sobre o assunto.
TAMANDUÁ-BANDEIRA
O tamanduá-bandeira está em extinção porque pessoas maldosas o caçam, outras põem fogo nas matas e muitas estão destruindo o cerrado, seu principal habitat natural. Isso é muito triste, porque os tamanduás não se adaptam facilmente ao cativeiro. Eles chegam a comer até 30 mil insetos de sua preferência por dia.
As características dos tamanduás são interessantes. Eles não têm dentes. Como quadrúpedes, são até engraçados. Seu bico comprido faz com que eles pareçam com um aspirador. Sua língua longa é coberta com saliva pegajosa.
1-Explique :
a) O que é estar em extinção?
b) Habitat natural:
2-O que significa cativeiro?
3-Explique como você entende que os tamanduás não se adaptam facilmente ao cativeiro.
4-Cite as características do tamanduá-bandeira.
5-“Os tamanduás chegam a comer quantos insetos por dia?
( ) 30. ( )300. ( )3.000. ( ) 30.000. ( ) 300.000.
6-Você sabe o que é quadrúpede? Pesquise.
7-Você acha que o homem já foi um quadrúpede? Explique.
8-Por que os bebês humanos nascem sem dentes?
9- Você conhece outros animais que correm o risco de extinção? Comente com a professora e seus colegas.
10-Curiosidades sobre o tamanduá-bandeira:
Hábitos Gestação Tempo de vida Alimentação Defesa
Vive no chão, mas sobe em árvores e é capaz de nadar; dorme a maior parte do dia. 190 dias As fêmeas têm somente um filhote por ano, e geralmente na primavera. Vivem aproximadamente cerca de 25 anos. A língua pegajosa do tamanduá facilita seu trabalho na hora de comer. Por ser assim, os insetos grudam nela com facilidade. Tem fortes garras, se provocado, ele se defende, mas geralmente é um animal pacífico.
11-Como e de que os tamanduás se alimentam?
12-Escreva sobre os hábitos do tamanduá-bandeira.
13-O que a tabela acima diz sobre a defesa dos tamanduás?
14-Quantos meses o tamanduá tem de gestação?